Como se alimentar melhor?
O ideal é fazer três refeições principais por dia, com dois ou três lanches nos intervalos. A alimentação deve ser balanceada, variada, dando preferência aos alimentos não industrializados, sempre respeitando as características e hábitos de cada um. Deve ser priorizado o consumo diário de frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e carnes magras. Frituras, gorduras e açúcares devem ser diminuídos ou evitados
Cuidado com os alimentos
Um grande
problema para os soropositivos são as doenças provocadas por alimentos
contaminados, que podem causar vômitos, diarreias ou mesmo infecção intestinal.
Alguns cuidados e dicas com os alimentos:
- Antes de cozinhar, lavar bem
as mãos e os utensílios que forem ser usados.
- Copos ou pratos rachados não
devem ser usados, pois os germes se acumulam nas rachaduras.
- O lixo deve estar bem
tampado e longe dos alimentos.
- Manter os alimentos fora do
alcance dos insetos, roedores e outros animais. Cobrir ou guardar em
vasilhas bem fechadas.
- Não consumir alimentos com
alterações de cor ou cheiro.
- Descongelar as carnes na
geladeira e não em temperatura ambiente. Evitar comer carne crua.
- O leite pasteurizado deve
ser mantido na geladeira depois de aberto e a atenção na validade deve ser
constante. Se não for pasteurizado, recomenda-se ferver antes de beber.
- Evitar comer ovos crus.
Cozinhar até ficarem duros (6 a 8 minutos de fervura) ou fritar até a gema
ficar dura.
- Cortar a carne e os vegetais
em tábuas de plástico ou vidro e depois lavar. Evitar a tábua de madeira,
pois acumulam muitos germes e bactéria
Fonte:
http://www.aids.gov.br/pagina/alimentacao
A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.
Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.[1]
A roda dos Alimentos tem 8 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.
Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.
Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário