Um dia,
Uma tarde,
Uma noite,
Qualquer hora, qualquer instante
Sempre haverá um momento para apreciar o que importante e se reconhecer importante!
No dia 07/07 fui ao SENAC - Consolação com a professora Estelina do AEE.
Fomos a Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação


Paricipamos da palestra do Professor Emílio, doutor em Psicanálise, que escreve com muita propriedade sobre inclusão, respeito e conquistas, as vezes nos deparamos frente aos nossos obstaculos e nem sabemos o quanto eles são ínfimos comparado aos de outras pessoas.
O professor Emílio teve falta de oxigênio no cérebro durante o parto, originando problemas de coordenação motora e fala. Em sua palestra utilizou Power Point e um narrador para expor seu trabalho, ele utilizou de tecnologias para favorecer e melhorar sua explicação.
Assim, vimos que nosso cerébro tem grande potencial podendo ativar outras áreas quando umas deixam de funcionar, por algum motivo.
A deficiência não o impede de estudar, escrever, ler, atualizar seus sete blogs e ministrar aulas on-line. Passa a maior parte do tempo em casa, no computador, no qual digita usando só a mão direita.
Professor Emilio Figueira
Doutor em Psicanálise, pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.

Paulo mora no Hospital das Clínicas há 40 anos, é um sobrevivente da epidemia de pólio nos anos 70. Teve paralisia que o prejudicou de andar e se movimentar, utiliza um respirador mecânico para respirar, com muita força de vontade de viver e vencer enfrentou as barreiras, estudou e tornou -se auto ditada. Paulo tem o objetivo de criar sua própria animação em 3D, conheceu Carlos Saldanha (produtor brasileiro do A Era do Gelo), espero que este filme esteja logo no cinema.
Paulo Henrique Machado é designer gráfico e desenvolveu toda a parte de arte da Sétima Semana de Inclusão.
Eliana Zagui é artista plástica, mora junto com Paulo no HC, pertence a ela todas as ilustrações desta postagem. Escreveu o livro "Pulmão de Aço - Uma vida no maior hospital do Brasil", as primeiras partes escreveu a lapís com a boca. Enfrentar desafios, ter coragem pra seguir em frente e viver com dignidade. Muitas vezes temos a teimosia de nunca desistir e isso nos faz bem, nos faz humanos.
Eliana Zagui conta um pouco de sua vida e expõe seu trabalho em seu blog.
Você pode também adquirir seus trabalhos, em forma de cartões e calendários, na

Lá, neste dia no SENAC, aprendi uma coisa: "Se algo não der para ser feito em um dia, durma, no outro você faz, e se não der para fazer nesta semana, viva e tente fazer na outra semana. O importante é não desistir." (Paulo Henrique Machado)