segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fotografando com a terceira idade - em construção

icones

linguagem

repetição

Estou participando de um curso sobre a fotografia como expressão pessoal e social, com o grupo da Terceira Idade na UNIFESP - Embu.

Uma segunda feira chuvosa e gelada. o frio passava por mim e doia até os ossos. Foi muito bom ver aquela turminha de crianças levadas, parecia que só eu sentia dor no corpo.

Cheios de bom humor e disposição foram acomodando se nas cadeiras geladas. Nota: a escola esta pintando e o cheiro de tinta era muito forte, mas ninguém reclamou e ja cumprimentavam os colegas e marcavam o lanche do próximo dia.

Bom, em relação a aula, aprendemos sobre o processo de captação de uma fotografia. E que foto
grafia é intensão, quem fotografa tem um objetivo, quer guardar um momento, uma história, uma memória.


A fotografia é o prazer de ver;

É o prazer de APRENDER a ver.

É pensar e reagir;

Esperar o inesperado;

É desenvolver um estilo pessoal.


A Terceira Idade

Estudar com este grupo, terceira idade, remete nos a construção e desconstrução de vários pardigmas. O que acontece com os pais e avós que atendemos nas escolas?  Quais são os motivos que os levam a adotar posturas tão diferentes em diferentes lugares?








pateo do collegio de Embu

Endereço: Largo dos Jesuítas, n° 67 – Centro
Embu - CEP: 06803-360
Tel.: 4704-2654 / Fax: 4704-0675
E-mail: museuasj@terra.com.br | projetosculturais@paetocollegio.com.br
Visitação: Terça a Domingo, 9h00 - 12h00 e 13h00 - 17h00.

O que tivemos no primeiro semestre?


Sala nano (menor que micro);

Micros com defeitos;

Mouse com defeito;

Teclado com defeito;

Pen drive desaparecido;

Arquivo deletado por um intruso;

Data show com problema;

Software desatualizado;

Programas bloqueados;

Vírus pra todos os lados;

Alunos acostumados a só brincar nos computadores;

Professores com dificuldade de entender o que é PA ( projetos de aprendizagem);

Mudar a atual forma de trabalhar no laboratório foi muito difícil. As crianças sabem que podem usar os computadores e internet para pesquisarem sobre diversos assuntos, contudo esse uso é muito restrito à pesquisa eles preferem jogar. Perceber a pesquisa como algo prazeroso esta sendo conquistado aos poucos, passo a passo num trabalho de formiguinha.

Vamos em frente. O segundo semestre esta só começando!







quinta-feira, 19 de julho de 2012

Semana de Inclusão

Um dia,
Uma tarde,
Uma noite,

Qualquer hora, qualquer instante
Sempre haverá um momento para apreciar o que importante e se reconhecer importante!



No dia 07/07 fui ao SENAC - Consolação com a professora Estelina do AEE.

Fomos a Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação
Paricipamos da palestra do Professor Emílio, doutor em Psicanálise, que escreve com muita propriedade sobre inclusão, respeito e conquistas, as vezes nos deparamos frente aos nossos obstaculos e nem sabemos o quanto eles são ínfimos comparado aos de outras pessoas.

 O professor Emílio teve falta de oxigênio no cérebro durante o parto, originando problemas de coordenação motora e fala. Em sua palestra utilizou Power Point e um narrador para expor seu trabalho, ele utilizou de tecnologias para favorecer e melhorar sua explicação.

Assim, vimos que nosso cerébro tem grande potencial podendo ativar outras áreas quando umas deixam de funcionar, por algum motivo.

A deficiência não o impede de estudar, escrever, ler, atualizar seus sete blogs e ministrar aulas on-line. Passa a maior parte do tempo em casa, no computador, no qual digita usando só a mão direita.

Professor Emilio Figueira
Doutor em Psicanálise, pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.






Paulo mora no Hospital das Clínicas há 40 anos, é um sobrevivente da epidemia de pólio nos anos 70.   Teve paralisia que o prejudicou de andar e se movimentar, utiliza um respirador mecânico para respirar, com muita força de vontade de viver e vencer enfrentou as barreiras, estudou e tornou -se auto ditada.  Paulo tem o objetivo de criar sua própria animação em 3D, conheceu Carlos Saldanha (produtor brasileiro do A Era do Gelo), espero que este filme esteja logo no cinema.
 Paulo Henrique Machado é designer gráfico e desenvolveu toda a parte de arte da Sétima Semana de Inclusão.

Eliana Zagui é artista plástica, mora junto com Paulo no HC, pertence a ela todas as ilustrações desta postagem. Escreveu o livro "Pulmão de Aço - Uma vida no maior hospital do Brasil", as primeiras partes escreveu a lapís com a boca.   Enfrentar desafios, ter coragem pra seguir em frente e viver com dignidade.                                Muitas vezes temos a teimosia de nunca desistir e isso nos faz bem, nos faz humanos.
Eliana Zagui conta um pouco de sua vida e expõe seu trabalho em seu blog.
Você pode também adquirir seus trabalhos, em forma de cartões e calendários, na

Lá, neste dia no SENAC, aprendi uma coisa: "Se algo não der para ser feito em um dia, durma, no outro você faz, e se não der para fazer nesta semana, viva e tente fazer na outra semana. O importante é não desistir." (Paulo Henrique Machado)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

02 à 06 de Julho.

Nesta semana temos Conselhos de Classes e Festas!!!!

Dia 02/07 Conselho do Jardim.

Dia 28/06 Conselho do terceiro ano.

Dia 03/07 Conselho do quarto ano.

Dia 05/07 Conselho do quinto ano.


Acompanharei os conselhos fazendo as anotações e registros pertinentes ao projeto.

Esta é imperdível!!!

img
img
img
img img
imgA BienalimgVisitarimgCredenciamentoimgProgramação CulturalimgCuradores
img

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vamos divulgar!!! 7a semana de Inclusão


SENAC

7 ª Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação


O Senac Consolação realiza, de 3 a 7 de julho, pelo 7º ano consecutivo, a Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação.

Com o objetivo de proporcionar um espaço de vivência, compartilhamento de experiências, integração e reflexão em torno do tema inclusão social e educacional, diversos profissionais renomados do mercado foram convidados para seis atividades, como palestras, debates e apresentações de teatro, com temas direcionados para o paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho.

O evento terá a audiodescrição e interpretação em Libras.


Tags: evento inclusão, evento educacional, inclusão educacional, evento sobre inclusão, senac consolação,pessoa com deficiência, inclusão,empregabilidade, libras, palestras e debates, Semana de Inclusão Educacional, Diálogo, Compreensão e Ação.

Serviço
Senac Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar - Centro
São Paulo - SP
E-mail: consolacao@sp.senac.br
Telefone: 11.2189-2100
Data e Horário
03/07/2012 até 07/07/2012
Preço
Participação gratuita
inscreva-se
Informações
Colabore com nossas atividades sociais trazendo um item de higiene pessoal que será doado para a Associação de Apoio à Promoção Humana Novos Rumos.

Programação
Exposição da artista plástica Eliana Zagui
Data e horário:
03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas

Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.
Feira de Oportunidades
Data e horário:
03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas

Espaço para cadastramento e captação de currículos de pessoas com deficiência.
Mesa de debates: O paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho
Data e horário:
06/07/2012 das 19 às 21 horas

Ana Beatriz Pierre Paiva – Integrante do Conselho de Administração da Carpe Diem, apresentadora e coautora do livro Mude seu falar que eu mudo meu ouvir.

Eliane Ranieri - Gerente de Diversidade & Inclusão da IBM América Latina, com experiência em educação de lideranças, como facilitadora dos programas de desenvolvimento para gestão de pessoas.

Felipe Elias Bueno, Ana Paula Rodrigues e Raquel Rieckmann - Integrantes da equipe de jornalismo da Rádio SulAmérica Trânsito, responsável pelo projeto Igualdade Ainda Deficiente que apresenta série de reportagens sobre as questões relacionadas às dificuldades de deslocamento das pessoas com deficiência pelas ruas da cidade de São Paulo.

Flávio Gonzalez - Gerente de Processos de Inclusão da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, atua há 16 anos na inclusão de pessoas e programas de responsabilidade social com foco na Diversidade Humana.

Julia Rosemberg - Gerente de projetos da I.Social, na qual auxilia empresas na inclusão responsável de profissionais com deficiência, por meio da conscientização dialógica e de ações contundentes de responsabilidade social.
Palestra: Pessoas com Deficiência e Suas Interações no Mercado de Trabalho, com Emílio Figueira
Data e horário:
07/07/2012 das 9h30 às 11 horas


Uma inclusão no mercado de trabalho dependerá também de uma boa convivência no ambiente profissional. Se o empregador e os funcionários se atentarem para esse detalhe, mais que as metas produtivas, as interações sociais serão experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.


Emílio Figueira
Doutor em Psicanálise, pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio - Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.
Conversa com Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado
Data e horário:
07/07/2012 das 11 às 12 horas

Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.

Paulo Henrique Machado é designer gráfico e desenvolvedor da arte utilizada nas peças de divulgação dessa edição do evento.
As diferenças e semelhanças entre ouvir e escutar, com Lak Lobato
Data e horário:
07/07/2012 das 13h30 às 15h

A partir de sua experiência de como se tornou surda oralizada e as implicações na sua vida social e profissional, Lak abordará as dificuldades de adaptação de surdos oralizados e com implante coclear no ambiente educacional e profissional.


Lak Lobato
Formada em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi. Fotógrafa, publicitária, redatora, trabalha como analista de endomarketing de uma multinacional. Autora do blog "Desculpe, não ouvi!" sobre deficiência auditiva focada em oralização, uso de próteses auditivas e implante coclear. Assina uma coluna semanal sobre acessibilidade, no site "Acessibilidade Total" e na revista on-line "Acesso Total".
Palestra: O diferencial e as diferenças no mercado de trabalho, com Roseli Behaker Garcia
Data e horário:
07/07/2012 das 15h às 16 horas

Atualmente, ter um diferencial é um fator considerável para se obter êxito e sucesso no trabalho. Para tanto, é necessário saber lidar com pessoas diferentes, sejam elas com deficiência ou não.


Roseli Behaker Garcia
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo. Profissional da área de recursos humanos há 17 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie e ministra palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996.
Apresentação teatral Projeto Mix Menestréis, dirigido por Deto Montenegro
Data e horário:
07/07/2012 das 16h15 às 17 horas


Um dos vários projetos que integram a Oficina dos Menestréis, empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social.